IGREJA NO RS ON LINE

Versão On line do Informativo Igreja no RS

  • Agende-se

    março 2010
    S T Q Q S S D
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031  
  • Arquivos

  • Categorias

  • Estatísticas do Blog

    • 617 hits

Setor de Comunicação Social da CNBB promove I Curso de Comunicação e Liturgia

Posted by Daiane Bristot em 31/03/2010

A primeira edição do Curso “Comunicação e Liturgia – Celebração do Mistério nas Transmissões Televisivas” foi realizada no último dia 21, em Belém (PA). Promovido pelo Setor de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o evento contou com a participação de 130 pessoas responsáveis pela preparação das celebrações eucarísticas transmitidas pela TV Nazaré.

De acordo com a assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, Ir. Elide Fogolari, o foco central da formação foi observar o rito litúrgico e as técnicas de comunicações empregadas nas transmissões. A assessora destaca que a formação é importante porque comunicação e liturgia devem estar trabalhando em conjunto nas celebrações. “Se não há uma conexão entre liturgia e comunicação, as celebrações eucarísticas não desempenham o seu papel de levar a mensagem aos lares. Com isso, as celebrações podem se tornar vazias, cansativas e inoportunas porque passam a entrar, sem que percebamos, elementos que não dizem respeito ao rito”.

A assessoria do encontro formativo foi subdividida e contemplou as duas dimensões: comunicação e liturgia. Para o aspecto comunicacional as assessorias ficaram por conta da própria assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, Ir. Elide Fogolari, professor do curso de jornalismo da Universidade Católica de Brasília (UCB), Paulo Marcelo Lopes e professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Rosane Borges. Já para a dimensão litúrgica, os assessores foram o assessor da Comissão Episcopal de Liturgia da CNBB, Pe. Carlos Gustavo Haas; o assessor de música litúrgica da CNBB, Pe. José Carlos Sala; Ir. Verenice Fernandes e Pe. Marcelino Sivinski, da equipe de reflexão da Comissão de Liturgia da CNBB.

Deixe um comentário